‘‘Construir pela base uma nova direção sindical’’
O Sindicato dos Funcionários Públicos do Município de Volta Redonda foi fundado em 26 de dezembro de 1988 como conseqüência da iniciativa de companheiros interessados em construir uma entidade que representasse legitimamente o funcionalismo, que lutasse por direitos, salários dignos, segurança e condições adequadas de trabalho. Vinte anos de história marcada por lutas, conquistas, sacrifícios e greves. História maculada pela corrupção, omissão e o peleguismo da atual direção, tutelada pelos interesses do governo/patrão.
A Oposição Sindical constitui uma vanguarda que discute desde 2003 não só as questões específicas da categoria, mas também as questões políticas de interesse geral dos trabalhadores. Tem como desafio ‘construir uma nova direção sindical’. Uma tarefa árdua que exigirá paciência, discussão e dedicação. A tarefa de resgatar a confiança, a esperança e as lutas do funcionalismo, estagnadas em 12 anos de arrocho, desrespeito e ataques aos direitos e conquistas da categoria.
Em termos de organização, dentro do contexto, a Oposição Sindical assumiu esse compromisso com o funcionalismo de Volta Redonda concorrendo às eleições em 2004. A história desse processo eleitoral, das fraudes, do uso da força policial contra trabalhadores, do apoio oficial e a eleição do atual presidente por ‘decreto’, fez com que chegássemos à conclusão de que faltou experiência, faltou apoio, faltou política e participação. No voto, ganhamos! Mas não levamos!
A Oposição Sindical busca agora apoio, organização e qualidade política, principalmente a conscientização dos trabalhadores. Mas é preciso que o funcionalismo faça sua parte, acredite, esteja unido e participe autêntica e ativamente em todos os níveis e segmentos que constituem a categoria. Os movimentos populares e sindicais, muitas vezes não avançam devido à falta de uma participação consciente e efetiva dos trabalhadores. É fundamental que cada um de nós quebre essa tendência, nos imbuindo da nossa responsabilidade, representatividade, liderança e da legitimação da participação do trabalhador, discutindo, planejando, lutando para ‘construir pela base uma nova direção sindical’.
domingo, 24 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns pela iniciativa! Já estava passando da hora essa reação dos funcionários públicos municipais que não aguentam mais tanto desrespeito, tanto cinismo, tanta insensibilidade dos dois últimos Prefeitos. Com união, seriedade e determinação dá para virar esse jogo! Sérgio Boechat
ResponderExcluir