quarta-feira, 1 de julho de 2009

QUEM PAGA MAIS IMPOSTOS?

Pobres precisam trabalhar 91 dias a mais que os ricos, por ano, para pagar impostos.

As famílias com renda de até dois salários mínimos mensais precisaram trabalhar 197 dias no ano passado para pagar seus impostos. Se a família recebeu mais de 30 salários mínimos, foram necessários 106 dias para honrar os compromissos com tributos.

Os cálculos que mostram o desequilíbrio na cobrança de tributos fazem parte do estudo Receita Pública: quem paga e como se gasta no Brasil, divulgado em 30/6 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pela Receita Federal.

Segundo o levantamento, os 10% mais pobres da população brasileira usaram 32,8% de seus rendimentos para o pagamento de impostos no ano passado. Entre os 10% mais ricos, esse percentual cai para 22,7%.

Os economistas do IPEA também estimaram a renda gasta com impostos por pessoas que tinham ou não propriedades no ano de 2006. Segundo o estudo, os proprietários de algum bem (empresa, casa, automóvel) comprometeram 13,6% de sua renda com o pagamento de tributos. Quem só recolhe a contribuição previdenciária e o Imposto de Renda (IR) foram classificados como "não proprietários" e usaram 24,4% de seus rendimentos na quitação de tributos.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário